quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Mudanças no regulamento da WNBA? Entenda todas aqui! - Parte 1 (Temporada Regular)

Esse texto é um tanto quanto técnico, portanto, sua leitura é mais pesada. Por isso, foi dividido em duas partes. Essa é a da TEMPORADA REGULAR. Leia sobre as mudanças nos PLAYOFFS aqui.

A WNBA lançou diversas novidades de uma única vez para a temporada de 2016. Uma delas foi o novo regulamento para o formato de disputa da temporada regular e playoffs. Elas realmente ficaram um pouco confusas, mas nós do WNBA Brasil vamos tentar deixar as coisas mais claras para vocês.
Antes, um resumo: o grande divisor de águas dos anos anteriores para esse são os playoffs. A partir de 2016, o formato de disputa da pós-temporada será MUITO diferente do que estávamos acostumados. Ao invés dos quatro primeiros colocados de cada conferência se classificarem para a segunda fase, agora só continuarão na corrida pelo anel as oito melhores campanhas no geral.

Calma, ainda tem mais. Assim como já é feito no NBB (Novo Basquete Brasil, campeonato brasileiro), as quatro melhores campanhas terão privilégios. Os dois primeiros colocados estarão automaticamente classificados para as semifinais, antigas finais de conferência. O terceiro e o quarto colocados já tem vaga garantida na segunda fase dos playoffs, antigas semifinais de conferência. As quatro últimas melhores campanhas se enfrentam em uma primeira fase de um único jogo, com os sobreviventes seguindo adiante.

Um pouco confuso em relação ao antigo sistema simples de classificação por posicionamento na conferência, não é mesmo? Mas para deixar o entendimento desse processo todo mais fácil, vamos explicar por tópicos e ainda fazer uma simulação com o calendário e as campanhas de 2015. Usaremos o Chicago Sky de exemplo por motivos de única equipe com mais de uma brasileira no elenco. Segue a gente.

Antes de continuar a leitura, é importante você saber que a WNBA tem 12 times, divididos em duas conferências, sendo cada uma com seis equipes.

TEMPORADA REGULAR

- Quantidade de jogos entre times da mesma conferência:
Como era antes: um time enfrentava dois times de sua conferência cinco vezes e os outros três restantes quatro vezes. Exemplo: em 2015, o Chicago Sky enfrentou o Connecticut Sun e o Washington Mystics cinco vezes, enquanto que contra Atlanta Dream, Indiana Fever e New York Liberty foram quatro compromissos.
Como fica: um time enfrenta um adversário de conferências quatro vezes (dois em casa e dois na estrada) e contra os outros quatro serão três jogos cada (dois em casa e um na estrada contra dois times, dois na estrada e um casa contra os outros dois times). Exemplo: no calendário de 2016, o Chicago Sky tem quatro compromissos marcados contra o Washington Mystics, e três contra Atlanta Dream, Connecticut Sun, New York Liberty e Indiana Fever.

- Quantidade de jogos entre times de conferências distintas:
Como era antes: dois jogos contra cada um dos seis adversários da conferência oposta, um em casa e um na estrada. Exemplo: Chicago Sky enfrentou todos os times da conferência oeste duas vezes, sendo um de cada desses confrontos na Allstate Arena, onde sedia a maior parte de suas partidas
Como fica: três jogos contra cada um dos seus adversários da conferência oposta, dois em casa e um na estrada contra três, e um em casa e dois na estrada contra os outros três. Exemplo:em 2016, o Chicago Sky joga duas vezes em casa contra o Minnesota Lynx, e uma vez em Minneapolis. Por outro lado, enfrenta o Dallas Wings duas vezes no College Park Center, no Texas, e uma vez na Allstate Arena.

Resumindo, o que mudou?: a quantidade de jogos permanece a mesma (34), porém, agora o cruzamento entre conferências é maior e os duelos internos de conferências diminuem. Até 2015 um time enfrentava outra equipe do lado oposto apenas 12 vezes e agora terá esse tipo de encontro em 18 oportunidades. Enquanto isso, uma franquia passa a enfrentar elencos do mesmo lado que o seu 16 vezes, ao invés de 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário