quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Mudanças no regulamento da WNBA? Entenda todas aqui! - Parte 2 (Playoffs)

Esse texto é um tanto quanto técnico, portanto, sua leitura é mais pesada. Por isso, foi dividido em duas partes. Essa é a dos PLAYOFFS. Leia sobre as mudanças na TEMPORADA REGULAR aqui.

A WNBA lançou diversas novidades de uma única vez para a temporada de 2016. Uma delas foi o novo regulamento para o formato de disputa da temporada regular e playoffs. Elas realmente ficaram um pouco confusas, mas nós do WNBA Brasil vamos tentar deixar as coisas mais claras para vocês.
Antes, um resumo: o grande divisor de águas dos anos anteriores para esse são os playoffs. A partir de 2016, o formato de disputa da pós-temporada será MUITO diferente do que estávamos acostumados. Ao invés dos quatro primeiros colocados de cada conferência se classificarem para a segunda fase, agora só continuarão na corrida pelo anel as oito melhores campanhas no geral.

Calma, ainda tem mais. Assim como já é feito no NBB (Novo Basquete Brasil, campeonato brasileiro), as quatro melhores campanhas terão privilégios. Os dois primeiros colocados estarão automaticamente classificados para as semifinais, antigas finais de conferência. O terceiro e o quarto colocados já tem vaga garantida na segunda fase dos playoffs, antigas semifinais de conferência. As quatro últimas melhores campanhas se enfrentam em uma primeira fase de um único jogo, com os sobreviventes seguindo adiante.

Um pouco confuso em relação ao antigo sistema simples de classificação por posicionamento na conferência, não é mesmo? Mas para deixar o entendimento desse processo todo mais fácil, vamos explicar por tópicos e ainda fazer uma simulação com o calendário e as campanhas de 2015. Usaremos o Chicago Sky de exemplo por motivos de única equipe com mais de uma brasileira no elenco. Segue a gente.

Antes de continuar a leitura, é importante você saber que a WNBA tem 12 times, divididos em duas conferências, sendo cada uma com seis equipes.

PLAYOFFS

- Times classificados para os playoffs
Como era: Os quatro primeiros colocados de cada conferência se classificavam para a primeira fase dos playoffs, também conhecida como semifinais de conferências. Exemplo: em 2015, se classificaram para os playoffs da conferência Leste, nesta ordem, New York Liberty, Chicago Sky, Indiana Fever e Washington Mystics. Pelo Oeste foram Minnesota Lynx, Phoenix Mercury, Tulsa Shock e Los Angeles Sparks.
Como fica: Independente da conferência, são classificadas para os playoffs as oito melhores campanhas da WNBA no geral. Exemplo: levando em consideração os records de 2015, no atual formato de classificação entrariam New York Liberty (23-11), Minnesota Lynx (22-12), Chicago Sky (21-13), Phoenix Mercury (20-14), Indiana Fever (20-14), Washington Mystics (18-16), Tulsa Shock (18-16) e Atlanta Dream (15-19). Percebam que no novo formato o Los Angeles ficaria de fora, pois mesmo estando melhor posicionado que o Atlanta na comparação de conferências, no geral o Dream teve um rendimento melhor do que o Sparks (cujo rendimento foi 14-20).

- Sistema de disputa
Como era: Três fases até a decisão (semifinal e final de conferência, para então chegar no duelo pelo troféu). De acordo com a classificação na conferência explicada acima, o primeiro lugar enfrentava o quarto, e o segundo enfrentava o terceiro em uma série de melhor de três jogos dentro de sua conferência. Os dois que vencessem dois jogos primeiro seguiam para a final de conferência, também em uma disputa de melhor de três jogos. O time com melhor campanha na série garantia uma das vagas da grande final, reservadas para os últimos sobreviventes, um de cada lado. Na Final, uma série melhor de cinco definia a franquia campeã. Exemplo: Em 2015, o Indiana Fever jogou a grande final após derrotar o Chicago Sky e o New York Liberty na semifinal e na final de conferência, respectivamente.
Como fica: Aí é que está a segunda grande mudança e confusão. A partir de 2016 serão quatro fases de playoffs, sendo a última a grande decisão. Vamos lá, essa explicação é meio longa. Lembre-se do que foi dito acima sobre a classificação: são oito equipes classificadas por merecimento, independente da conferência. Bom, dessas oito, as quatro primeiro colocadas recebem bonificações em níveis diferentes. A primeira e a segunda franquia descansam duas fases e estão automaticamente garantidas na terceira. A terceira e quarta franquia descansam uma fase e estão automaticamente garantidas na segunda. Enquanto isso, as quatro últimas disputam a primeira parte, da seguinte maneira: a quinta colocada enfrenta a oitava e a sexta enfrenta a sétima. Será apenas um jogo eliminatório para cada dupla. Os dois vencedores passam para a próxima etapa, onde estão o terceiro e o quarto colocados. O vencedor com a menor campanha na fase de classificação enfrenta o terceiro lugar. O vencedor com a segunda menor campanha na fase de classificação enfrenta o quarto lugar. Nesse momento, a decisão ainda é em apenas uma partida eliminatória. Os dois que se saírem melhor, estão classificados para a terceira e penúltima etapa, onde já se encontram os dois primeiros colocados da fase de classificação. Os duelos são determinados da seguinte maneira: o primeiro lugar da temporada regular joga contra o time que sobrou com a pior campanha, enquanto o segundo lugar da temporada regular joga contra o time que sobrou com a segunda pior campanha. A partir daí, as disputas são em séries melhor de cinco. Os que vencerem três jogos primeiro estão na Final, também decidida em cinco confrontos. Exemplo de como ficaria com as campanhas da última temporada (dessa vez com imagem, para ficar mais fácil!):
Fonte: SB Nation


Resumindo, o que mudou?: basicamente, tudo, desde a quantidade de fases e jogos dos playoffs ao conceito de conferência que estávamos acostumados. A partir de 2016, um time pode levar até 12 jogos de pós-temporada para conquistar o título. Antes, eram 11, o que pode não parecer muito, mas em se tratando de esporte, principalmente coletivo, faz muita diferença. Uma questão MUITO importante é o fato de que foi deixado de lado o fator conferência no sistema de classificação. Agora, os times terão que se esforçar muito mais para conseguir uma vaga nos playoffs, pois não estão disputando com mais cinco franquias, mas onze. Existe também a bonificação para os quatro primeiros colocados, que será um fator de muito peso. Dependendo do estilo da equipe, o fato de ficar uma ou duas rodadas sem jogar pode ser benéfico ou prejudicial. E, uma notícia que é de muito valor e merece demais ser mencionada, é a de que TODOS os jogos dos playoffs serão televisionados. Isso é demais para a visibilidade do esporte, das jogadoras, principalmente dos novos talentos e dos patrocinadores. 

Agora que você já está por dentro das mudanças, pode acompanhar melhor e fazer suas apostas para a temporada de 2016 da WNBA. Parece confuso no começo, mas você se acostuma. E quando o campeonato começa, a adrenalina é que toma conta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário